Os esportes “queima-calorias” que deve praticar se quer emagrecer

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Cárdio, pesos ou HIIT? Correndo ou girando? O peso influencia a queima de mais calorias?

A sua disciplina de fitness pode exigir-lhe muitas coisas, mas, pode também apenas pedir uma coisa: emagrecer. Se este for o seu desejo, você pode estar se perguntando quais são os esportes e as aulas mais importantes. E, embora nós prometemos falar sobre isso neste artigo, antes de enumerar os métodos que podem se tornar seus novos amigos – alguns podem fazer você queimar até 800 calorias por hora – é certo e necessário fazer várias considerações, uma vez que existem alguns fatores que intervêm diretamente no número médio de calorias consumidas durante qualquer esporte. São resumidos da seguinte forma:

  • O trabalho aeróbio sozinho queima calorias?

Sempre que queremos queimar, temos que fazer cárdio“, diz José Maria Esteve, treinador do Caroli Health Club Valencia. No entanto, você não deve desprezar o gasto calórico que também envolve o treinamento de tonificação com pesos, pois, como explicado por Nacho Velasco, treinador do Holmes Place La Moraleja, esse treinamento gera um aumento na massa ativa e, portanto um aumento no metabolismo. Daí a combinação de cárdio e pesos é uma das fórmulas mais eficazes para a queima de calorias. “Esta combinação faz com que o corpo consuma calorias durante o desempenho e também durante o resto do dia como resultado deste aumento no metabolismo que produz os pesos”, explica o especialista.

  • Os exercícios HIIT são os que mais queimam calorias?

Exercícios de alta intensidade são aqueles que queimam a maioria das calorias por causa de uma questão óbvia: mais intensidade, maior queima de calorias (isso sem mencionar o consumo de energia derivado dessa atividade, que dura até 48 horas após o treinamento). No entanto, como o especialista do Holmes Place nos diz, este é um treino superexigente que nem todos podem realizar enquanto trabalham na intensidade máxima ou submáxima.

  • Com maior peso corporal, mais calorias são queimadas

Quando se trata de estabelecer o número médio de calorias queimadas em cada atividade é importante saber que nem todas as pessoas que fazem o mesmo exercício pelo mesmo tempo e com a mesma intensidade queimam o mesmo número de calorias. E, embora o sexo e a idade média influenciem diretamente (quanto maior, menos energia é gasto), há outro fator crucial que deve ser levado em conta: nosso peso. E, como explica Velasco, “As pessoas com mais massa corporal gastam mais energia porque têm mais peso para mover. E isso requer maiores gastos energéticos”.

  • Influencia em alguma coisa o momento do dia em que se pratica a queima de calorias?

Embora alguns estudos afirmem que você pode queimar mais se exercitar em jejum, os especialistas recomendam não levar em consideração esta declaração, especialmente se falamos sobre pessoas novas no âmbito das atividades físicas.

  • Sozinho ou em aulas coletivas?

Embora o treinamento individual ou em grupos não afete diretamente a queima de calorias, ele influencia a eficácia do treinamento e, portanto, também tem alguma influência na perda de peso. Embora o treinamento de uma forma ou de outra seja uma preferência pessoal, se você quiser perder peso, você deveria saber, assim como explica Velasco, que a maioria das aulas coletivas de exercícios foram abreviadas para se tornar um treinamento eficaz, intenso e seguro. E tudo isso também afeta a perda de peso. “Estes são principalmente projetados para gerar alto gasto calórico de forma direta e indireta”, diz o especialista em classes de grupos.

  • A chave para queimar mais: não se acomodar

Embora alguns dos esportes listados abaixo avaliem a lista dos mais eficazes quando se queima calorias, é importante não se acomodar em nenhum deles (por mais calorias que queimam no momento), pois, como nos explica Nacho Velasco, “as atividades onde mais se queima são aquelas que o corpo não está acostumado a fazer“. Com o tempo o nosso corpo se adapta ao tipo de estímulo que recebe, de maneira que as melhoras ficam estagnadas já que o nosso organismo fica mais eficaz para conseguir gastar menos realizando o mesmo trabalho.

E os esportes “queima-calorias” são…

  • Remo

De acordo com o último relatório da Organização Mundial da Saúde, é o esporte que mais queima calorias, em torno de 800 por hora.

  • Corrida

Mais razões para continuar a amar correr: não importa o quanto as outras disciplinas estejam na moda, correr é também, de acordo com o especialista Jose Maria Esteve, um dos esportes que mais queima calorias, cerca de 750 em uma hora.

  • Ataque Corporal

Uma mistura explosiva (com coreografia incluída) de saltos, jogs, agachamentos e abs para melhorar a força, resistência e flexibilidade. Você pode queimar até 600 calorias em uma sessão de uma hora.

  • Zumba

É uma das classes mais exigidas em qualquer academia. Esta mistura de danças latinas, hip hop e dança do ventre queima cerca de 500 calorias por aula.

  • Spinning

Pedalar ao ritmo de música (com simulações de escaladas, descidas e linhas retas em profundidade) pode fazer você queimar, de acordo com a equipe do Caroli Health Club, cerca de 490 calorias por hora.

  • Combate corporal (body combat)

Uma atividade cardiovascular de alta intensidade que melhora a força e a resistência e é inspirada em diferentes técnicas de combate como o karate, o boxe ou o taekwondo. O número médio de calorias queimadas em uma sessão nesta disciplina é de cerca de 450-500 calorias.

  • Tênis

Comece a organizar times entre amigos porque, de acordo com Jose Maria Esteve, em uma hora este esporte queima cerca de 450 calorias.

  • Natação

Este é o esporte por excelência para o bem-estar das costas que também pode ser um bom aliado para perder peso. Especificamente, uma hora de natação pode queimar até 425 calorias.

 

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