5 dicas para cuidados com a pele do rosto no inverno

cuidados com a pele do rosto no inverno

Há muitos fatores que podem fazer a sua pele não ficar tão bonita e no inverno, os cuidados com sua cútis devem ser redobrados, já que a junção do frio, mais ventos e algumas práticas erradas podem fazer um verdadeiro estrago. Neste artigo vamos falar de cuidados com a pele do rosto no inverno e dar cinco dicas para aproveitar tudo de bom que o inverno pode trazer sem prejudicar sua aparência.

Vale a pena ressaltar que os dois fatores específicos são bastante válidos: o rosto é um local de seu corpo bastante exposto e sensível e o inverno, como tido acima, pode ser um verdadeiro vilão de seus tratamentos de beleza.

1- Evite as mudanças bruscas de temperatura

É bastante comum no inverno você sair de um ambiente frio, como a rua e entrar em lugares aquecidos, que te fazem tirar todas as camadas de roupa e ficar mais confortável. Mas assim como isso é ruim para sua saúde, sua pele também sofre. Por exemplo, caso você corra para a frente de uma lareira, é normal sentir logo depois que sua pele está ressecada e é isso mesmo que acontece, ficando vermelha especialmente na área das bochechas e em volta do rosto.

Por isso é importante que você sempre se aclimate aos locais que você está e evite ir logo de cara para uma sala super-aquecida.

2 – Hidratante é vital nos cuidados com a pele do rosto no inverno

É claro que você não precisa evitar a sala da lareira só porque quer a pele do rosto bonita. Por isso, uma dica vital nos cuidados com a pele do rosto no inverno é ter um hidratante sempre a mãos. Inclusive quando for sair para a rua, já que o frio e os ventos também fazem naturalmente a pele dessa região se ressecar.

Entre os cremes hidratantes é legal pesquisar para ter um produto especializado para o dia e outro para a noite – assim como maquiagem para dia e maquiagem para noite -, já que a sua atividade e a exposição ao sol mudam completamente a ação que os químicos têm. Outro produto mais específico que também é bastante interessante é o hidratante para o rosto, que protege melhor a região respeitando suas especificidades e exposição ao tempo, clima e outras intempéries.

3-  Fuja dos produtos que te deixam com a pele oleosa

Ter a pele ressecada não é bom. Mas também não é bom ter a pele oleosa e é isso que pode acontecer caso você tenha um hidratante que não se encaixe com seu tipo de pele ou então use em demasia nos seus cuidados com a pele do rosto no inverno.

Caso sua pele seja oleosa naturalmente, tente usar um hidratante e cremes em geral que não sejam muito viscosos ou leitosos, já que eles vão deixar sua pele mais oleosa e estimular a presença de espinhas e acne.

 4 – Limpeza, limpeza e mais limpeza

Lembre-se sempre de limpar sua pele com os produtos certos e também com água morna, logo após acordar e também à noite antes de dormir. Para quem usa maquiagem, a limpeza da pele é ainda mais importante, já que a combinação do frio com poros fechados é catastrófica e pode render um dia seguinte cheio de espinhas, pontos negros e outras coisas chatas.

Máscaras, esfoliantes e outros produtos, como um creme rejuvenescedor, que ajudem nessa limpeza de células mortas e outros corpos vivos não só são recomendadas como vitais para sua pele ter uma aparência jovem, sem rugas, cravos, espinhas, etc.

5 – E como sempre: a alimentação

Entre os cuidados com a pele do rosto no inverno não podemos esquecer da alimentação. Aliás, em qualquer aspecto possível relacionado com saúde, o que comemos e bebemos está completamente ligado com o que nosso corpo nos dá de sinais.

No caso específico dessa estação do ano, é normal comermos comidas mais pesadas, com mais gordura, carboidratos e outros nutrientes que não especialmente simpatizantes de uma boa pele, muito pelo contrário. A ingestão de comidas gordurosas e alimentos como o chocolate podem ajudar na aparição de espinhas e outros problemas na sua pele, incluindo a do rosto.

Por isso nunca se esqueça de ingerir verduras, frutas e alimentos com vitaminas e antioxidantes, que ajudam a manter sua pele em estado perfeito e limpar o seu corpo das impurezas.

Frutas e verduras alaranjadas como cenoura, mamão por causa do betacaroteno, cítricos como laranja e limão por causa da Vitamina C e sua ajuda na formação do colágeno e até peixes com gorduras, mas a chamada gordura boa, como salmão e atum, por causa do ômega 3, que é anti-inflamatório; todos esses produtos vão te ajudar e muito com sua pele, especialmente no inverno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *