A moda é para todas; roupas para gordinhas

Foi-se o tempo que a moda só era pensada para mulheres com corpos longos e esguios e outros tipos de corpos eram deixados de lado e não tinham roupas pensadas e cuidadosamente feitas. Nos últimos anos a moda soube se expandir e mostrar que é sim disponível para todas as pessoas, todas as mulheres. Neste artigo vamos falar de roupas para gordinhas; caso você esteja se sentindo um pouco acima do peso, isso não quer dizer que seu corpo não seja bonito e não tenha o que ser destacado. Com as peças certas, toda mulher pode brilhar, seja na balada, no trabalho ou até na fila do pão.

Seja com roupas de tamanhos maiores estando disponíveis em cada vez mais lojas ou com modelos plus size, a moda para gordinhas, como é carinhosamente intitulada, está ganhando seu merecido espaço e apresentando muitas coisas bonitas, elegantes e fora da caixa.

O lance aqui é conhecer e valorizar seu corpo, escolhendo peças que valorizem a sua silhueta e as suas curvas. Um grave erro que muitas cometem é tentar embarcar em qualquer moda do momento e não pensar em como uma roupa cai em seu corpo e se valoriza os seus quadris, o seu busto, suas pernas, etc. Se não valoriza e ainda te deixa desconfortável, não use. A partir dessa regra, todas as outras são maleáveis.

Roupas para gordinhas: os vestidos e as saias

Ao contrário do que muitos pensam, as calças não são inimigas no momento que você está um pouco acima do peso. Mas uma concepção que está correta nesse caso é que as saias e os vestidos são ótimos para valorizar um corpo com mais curvas.

No caso de vestidos de festa para gordas é um crime ver estampas largas e grandes, porque elas criam volume e não fazem o tecido cair naturalmente sobre o seu corpo. Mesma coisa com as listras. Isso não quer dizer que vestidos floridos, por exemplo, estejam fora de consideração, claro que não. Só fique de olho para o tecido cair naturalmente sobre seu corpo e que não tenha muita cores. E claro, não tentar combinar estampa com estampa.

Vestidos de tubinho e que são bem acinturados são muito interessantes, porque eles marcam a sua silhueta mas não oprimem, achatando o seu corpo. Apesar do preto emagrecer, como é sabido, pense em vestidos de cores claras para um visual mais leve, especialmente no verão. E invista em acessórios que completem o visual, seja mais elegante ou então apenas para um toque de estilo. Um salto para complementar também vai bem porque ajuda a esticar a sua silhueta e valoriza as pernas caso seu vestido seja mais curto. Aliás, pode cortar alguns dedos no comprimento, especialmente se estiver calor: suas pernas são lindas e estão ali para serem exibidas!

Já para as saias servem as mesmas regras. A saia reta é recomendada por valorizar a área dos quadris. Saias com babados ou qualquer coisa que crie volume não são indicadas, porque elas não vão valorizar o que você tem de melhor. Shorts para os dias mais quentes, também de preferência de tonalidades mais claras, podem ser uma ótima opção. Mas novamente, cortes retos ajudam a não marcar, esticam a sua silhueta e deixam as suas pernas à mostra.

Só ficar de olho no momento de escolher as calças

Como dito acima, um erro quando se fala de roupas para gordinhas é tirar as calças de consideração, especialmente os calças jeans. Por muitos anos se acreditou nisso porque as lojas não vendiam modelos plus size e não se pensava também em fazer moda para pessoas que não tinham o que se pensava que era o corpo ideal. Isso mudou e agora até calça skinny pode ser usada por gordinhas.

Por exemplo, caso você opte por uma calça skinny com tonalidade mais escura, ela não vai trair sua silhueta e você ainda pode usar com um blazer para um visual mais arrumado ou então com uma camiseta ou bata mais larga, uma combinação ideal de curto embaixo e largo em cima. Jeans com camiseta branca pode sim ser repensado e ganhar novos ares.

E claro tem também a legging. Preferida por quem está acima do peso pela falta de botões e pelo tecido elástico que cola no corpo, a calça legging valoriza a região de seus quadris e pode servir até em looks mais arrumados: uma jaqueta de couro e uma bota alta preta fazem excelente combinação. Mas nunca se esqueça: não crie volume e faça de tudo para alongar sua silhueta.

Sabe uma calça que faz justamente isso: a calça flare. Uma atualização da calça boca de sino, ela só cria volume perto da barra, com a abertura, mas isso não é um problema. Caso você opte por um modelo de cintura alta, que também é uma grande amiga sua para compor looks e valorizar suas melhores partes, a calça flare pode ser combinada com tudo. Tente com uma camisa com corte mais folgado ou uma linda regata branca.

Portanto vale mais uma vez salientar: na hora de escolher uma calça, primeiro, escolha o que te deixa confortável. E segundo, selecione modelos que valorizem o seu quadril e alonguem a sua silhueta, preferindo calças com cintura alta e corte mais reto. Calças skinny são sim permitidas, com os modelos escuros sendo os melhores e de preferência com os bolsos traseiros mais altos, para destacar os seus quadris. E a legging sempre será sua companheira e pode ser usada tanto para momentos de conforto e tarefas diárias mas também, se combinada com peças mais clássicas – camisa social, blazer – para ir para o trabalho ou um evento social que pede mais formalidade.

E por fim, as cores

Toda mulher tem uma opinião, que muitas vezes divergem com a de outras mulheres, sobre que cores são perfeitas para seu corpo e que cores emagrecem ou engordam. Como opinião é opinião e sempre se respeita, aqui não vale criar uma regra que valha para os bilhões de mulheres que existem no mundo. O maior ponto sempre será o conforto pessoal: se você acha que está bonito e você está confortável, então ninguém deve te impedir de usar.

Caso você tenha dúvidas sobre essas questões, aqui estão algumas dicas que podem ser valiosas e você pode testar na frente do armário, depois do banho e antes de sair para a festa 🙂

A combinação branco e preto está na moda e isso já faz algum tempo. Uma regata branca com uma saia reta preta, uma calça branca e uma camisa preta, enfim, combine essas duas cores que é sucesso.

As estampas floridas também estão por todo lado e você não precisa fugir delas, mas olho no desenho e evite algo que tenha muitas cores ou um desenho muito grande.

E por fim, as cores vivas, fortes, também não precisam ser evitadas, como muitos fashionistas dizem, caso você esteja um pouco acima do peso. Porém, e isso aqui vale para todo o mundo, mulher ou homem, chamar a atenção pela cor muitas vezes será negativo. Por isso se você tiver uma peça cor de marca-texto, combine com outras peças de cor mais neutra. Uma regata laranja fica linda com uma calça branca, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *